Panama - Panama City Janeiro 2017
Oi turma
Começamos nossa expedição pela America Central pela icônica cidade do Panama e seu canal ligando o Oceano Pacifico ao Oceano Atlantico. É uma cidade típica da America Latina, com prédios no c entro tentando ser modernos e muitos outros não tão modernos, com grande mistura de comercio e habitação. Ficamos em um bairro central mas limítrofe com área residencial, de onde era possível caminhar sem maiores preocupações! Quase assim! Na primeira caminhada perguntamos para uma senhora acompanhada pelo filho adolescente, onde era determinada rua e nos informou a direção, que era a mesma que ela estava indo. Fomos atras e, como eles estavam com pressa, ficamos para atras, o que foi bom pois vimos que eles prestavam enorme atenção em não pisar nos bueiros e placas de metal no piso. Logo vimos o por que, pois havia casos de mal colocação e alguns tantos estavam caído e fundos canaletas de captação de aguas pluviais e as calcadas não são um primor de execução. Valeu como treino, pois isso se repetiu em praticamente todas as cidades da America Central.
É uma cidade de enormes contrastes, com bairros exclusivos se sucedendo a bairros perigosos e novamente bairros exclusivos e turísticos e áreas de atenção.
Nao muito distante de onde estávamos hospedados encontramos um enorme e muito bem estruturado shopping mall , com tudo o que se possa esperar de um centro comercial. E muita gente. É destino diário de boa parte da população! E nós, gordinhos felizes, logo encontramos uma loja de crepes com sorvetes filial de uma que tínhamos ficados fregueses, em Cartagena - uma delicia!
A cidade esta tentando criar destinos turísticos e esta recuperando a área chamada Panama Velha. Trata-se de um bairro não muito grande situado em uma ponta que avançá-la para o mar, onde esta situado o Palácio do Governo, o Teatro Nacional e um muitos casarões antigos restaurados e a restaurar - alguns parcialmente caídos ou só com a fachada - e que vem recebendo especial atenção local para criar um bairro turístico, com bons bares e restaurantes. Não longe dali, mas precisa ir de taxi para não passar por uma região complicada, term um istmo que liga a algumas ilhas, bem simpático e com um Museu com arquitetura especialmente diferente. Muito legal tanto o conjunto arquitetônico como ao que esta exposto.
O ponto alto de Panama City, sem a menor duvida, é visitar a entrada do Pacifico no Canal do Panama, com nome Miraflores Lock. Obra gigante que cortou o continente para fazer a ligação dos oceanos iniciada pelos Franceses, que a abandonaram pelos enormes desafios e custos, e concluída pelos Americanos. Esse foi um dos mais impressionantes trabalhos de engenharia que ja visitamos. Recentemente foi inaugurado um novo canal para navios de grande porte, que tivemos oportunidade de ja ver em uso. Sao inúmeras as curiosidades relacionadas com a construção do Canal, mas uma chamou atenção quanto ao calado e largura com que foi construído e que definiu ate agora, as dimensões de construção de novos navios, todos observando as limitações das dimensões do mesmo. Ha muitas outras mas ai é melhor ver no site do próprio Canal. Chegamos cedo, pouco antes do primeiro horário, o que foi ótimo pois logo chegaram os ônibus de turismos dos navios de cruzeiro e ai a disputa de espaço nos terraços ficou grande. Acompanhamos 4 navios e alguns veleiros e barcos de turismo desde a entrada, enchimento das comportas e liberação para o próximo lago, em uma operação sempre muito eficiente. Tem um museu no local contando a historia e reportando os números impressionantes da construção e manutenção do Canal. Vale muito a viagem!
Nós fomos de taxi, o que foi muito bom pois chegamos antes dos demais turistas! Há transporte publico para ir para lá, mas é um trampo! Voltamos de transporte publico porque resolvemos ir conhecer o enorme shopping mall que tem ali perto e que se conecta com as centrais de ônibus e trem. Alem do que, caminhar em ambiente com ar condicionado foi bem agradável!
De Panama City voamos para Bocas del Toro, também no Panama.
Ate la,
Nenhum comentário:
Postar um comentário