Costa Rica San Jose Janeiro 2017
Ola turma
E la fomos nós para mais uma viagem de Shuttle Van. Seis horas de viagem para percorrer pouco mais de 200 km. Mas é a opção mais rápida de deslocamento, a não ser que alugue carro. Ai a viagem fica em 5 horas! Da para imaginar como é dirigir pela Costa Rica, ou melhor, pela America Central.
O percurso começa por uns 50 km pelo litoral, todo tempo com plantações de banana ou de abacaxi. Quando vai chegando perto de Puerto Limon, que é o principal porto do pais e por onde escoa toda a exportação para os EUA, passamos também por incontáveis depósitos refrigerados e centenas de carretas com containers refrigerados. Ficamos muito impressionados com a estrutura que cerca essas plantações. Depois, a medida que vamos subindo a serra e passar do por incontáveis vilarejos, observamos que as plantações foram mudando para cafe ou outras frutas ou subsistências e um pouco de criação animal, sempre em pequenas proporções. Nada parecido com as enormes plantações litorâneas. Chegamos a noite em San Jose, com direito a um congestionamento conhecido em uma ponte, que esta em construção ha mais de 10 anos!!! Acho que os governantes tem medo de terminar a obra e ver que não resolveu o problema de transito!
Dia seguinte fomos caminhar pela cidade e bingo, era domingo! Fecha tudo menos o centro com ruas só para pedestres, mas o fato é que não havia restaurante aberto. O que salvou foram uma padaria popular no centro, o velho e bom Starbucks e o restaurante do Hotel! Mais tarde achamos um fast food de frutos do mar e sanduíches e nos defendemos com uma ótima salada!
A cidade é simples com uma área central grande destinada só para pedestres. Tem alguns prédios do inicio do século passado que estão bem conservados, como o prédio do Correio e o Teatro Nacional, cartão postal da cidade, que foram construídos com a riqueza do cafe, que dominou a economia do pais no século 19 e metade do 20. Fizemos o tour pelo interior do Teatro, rico em detalhes e acabamentos típicos da época, como lustres de cristal, palcos com elevadores e diversos níveis de cenário possível e muitos afrescos e uma pintura enorme mostrando mulheres colhendo cafe que mais pareciam raparigas francesas colhendo uva e um homem carregando um enorme cacho de banana como se você um pacote de mercado, o que deixou duvida se o artista havia estado na região!
Aqui vai uma curiosidade : Para acelerar a exportação do cafe, que era produzido no planalto central e precisava ser levado para o litoral para ser embarcado para a Europa e EUA. O governo contratou um americano para essa construção que foi quase um desastre, com a obra utilizando mão de obra de presos americanos, chineses e escravos recém libertos da Jamaica. Para alimentar esse mundo de trabalhadores, o construtor plantou bananas para fornecer alimentação barata. No meio do caminho e governo parou de pagar e cedeu o direito de operar a estrada por 99 anos e mais de 3.000 km quadrados de terras ao longo da rota. O empreendedor resolveu fazer um teste e exportou bananas para New Orleans. O sucesso foi tamanho que no inicio do século 20, os valores de bananas exportadas superou a renda do cafe.
O melhor de San Jose é o Museu do Jade. Uma enorme e muito bem apresentada pecas antigas das tribos que habitavam o pais, com pecas de jade com desenhos intricados e poderia muito bem conservados, dispostos em diversos andares de prédio especialmente construídos para a coleção.
Caminhamos bastante pela área central e fomos a um parque enorme onde os locais passam o domingo fazendo churrasco, aproveitando as muitas quadras de esportes, a enorme pista de patinação de rodas - os patins preferidos são os de 4 rodas, 2x2.
Daqui seguimos para o litoral do Oceano Pacifico, para as praias do Parque Nacional de Manoel Antonio, apresentado em vários guias como uma das mais bonitas praias da America Central. Mas de la voltamos para San Jose e completamos nossas expedições pela cidade indo conhecer as poucas casas antigas que so reviveram os terremotos causados pelos vulcões do pais. Do quarto do hotel dava para ver um grande que fica próximo o da cidade. Tem ate excursão para visitar o topo.
Ate Manuel Antonio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário