quarta-feira, 26 de julho de 2017

Panama Arquipelago de Bocas Del Toro Janeiro 2017

Panama -  Arquipelago de Bocas del Toro Janeiro 2017
Oi turma
Voo tranquilo e bonito de Panama City para Isla Colon em Bocas del Toro, sobrevoando todo o Canal do Panama na saída e todas as ilhas que compõem a belíssima região de Bocas Del Toro na chegada. Alias as surpresas começaram no aeroporto, cujo gramado na ponta da pista e utilizada pela escola para jogar futebol no recreio. Tudo de acordo com os horários de voos do local!
O arquipélago é formado de 6 ilhas principais, onde tem moradores, e uma infinidade de ilhotas formadas com vegetação de mangue. Parece só ter a florestinha de mangue, sem ter terra acima do nível do mar.
A região vive de turismo e pesca. Claro que o turismo esta crescendo muito e empregando mais pessoas que a pesca, ja que hotéis, albergues, restaurantes e lojas estão se instalando e os barcos atendem cada vez mais os turistas que querem passear pelas belas ilhas da região. Não tem luxo nas vilas mas ha uns dois ou três hotéis bem bacanas por la. O nosso era um bom B&B localizado fora do burburinho.
Passeios bonitos não faltam. No primeiro dia alugamos bicicletas e fomos passear pelas praias costeiras. Belas praias com bastante coqueiros e chapéus de sol e mar gostoso com aguas super transparentes do mar do Caribe. Almoçamos em restaurante bem gostoso de um hotel charmosinho, que tinha no caminho. 
No segundo dia saimos de barco para um roteiro turístico visitando primeiro a ilha das estrelas do mar, com aguas rasas e muito claras e transparentes ao seu redor e recheadas de estrelas marinhas - um seu estrelado no fundo do mar! Depois seguimos para as belíssima ilhas ou Cayos Zapatillas, com praias de areias imaculadas e brancas, mar caribenho e colorido onde passamos umas três horas em uma delas. Deu para dar a volta anilha inteira e ir mergulhando e aproveitando o tempo bom e mar gostoso. Para fechar o tour, paramos em um restaurante palafita que ficava no caminho de volta, muito agradável e concorrido, local para bom snorkel e ótima peixada.
No terceiro dia fomos de ônibus para as praias do outro lado da ilha, conhecidas como Boca Del Drago. Mar calmo, aguas gostosamente morninhas e claras, areia branca e barzinhos. É um destino disputado e também tem tour de barco para essas praias, mas não chega a incomodar. São 4 praias bonitas com uma vilazinha onde chega o ônibus, outra com aguas calmas rasas e cheia de estrelas do mar e a duas ultimas onde ficam a turistada e os bares, com palmeiras e chapéus de sol fazendo a sombra tão necessária para o calor desse pedaço do mundo.
No quarto dia fomos para a ilha Bastimentos e a famosa Red Frog Beach. O desembarque é feito e um lado da ilha e tem que ir caminhando ate a praia, do outro lado, passando pela cazinha de pedágio de pedestres, para entrar no Parque Regional, passando por área de mangue, um lago com caimans(um jacaré típico do Caribe), uma criação de cabras e, enfim, a praia, hotéis e bares salvadores com boa comida e boas bebidas! Naturalmente fizemos caminhadas e fomos cruzando de uma praia a outra e, no meio do caminho paramos para conversar com um trabalhador de obra de um complexo residencial e hoteleiro e ele deu as dicas de onde encontrar o famoso Red Frog. Nos metemos na mata e logo encontramos o minusculo e venenoso micro sapinho vermelho, que faz a fama do local. Quanto ao complexo residencial e hoteleiro, nos impressionamos com as enormes casas construídas por la, com a sofisticação do hotel e com os espaços de matas preservadas com enormes arvores, que dão o toque de exclusividade de cada lote e das áreas comuns do hotel. E ocupam uma praia exclusiva que entramos enquanto caçávamos os sapinhos!!!!
No ultimo dia fizemos um repeteco dos melhores momentos, fazendo snorkel no restaurante sobre palafitas e na Red Frog Beach - hehehe a entrada no Parque Regional vale para dois dias!
Bocas del Toro é um dos melhores destinos da America Central. Adoramos!
Daqui seguimos para Costa Rica - Puerto Viejo de van de turismo. Nossa primeira experiência nesse que é o principal meio de deslocamento de turistas pela região! Aventura na certa!

Ate la

Nenhum comentário:

Postar um comentário