segunda-feira, 1 de julho de 2013

Canada - Yoho e Glacier National Park - Agosto2012

Oi turma
As Rocky Mountains estão dividas em diversos parques e tentamos conhecer a maioria deles no tempo que destinamos para a região, já que teria que ser ainda no verão - depois começam fechar uma serie de acessos e gôndolas. Assim seguimos para o Yoho National Park. E um parque pequeno se comparado com Banff e Jasper mas tem algumas pérolas da região.
Começamos a visita pela  Takakkaw Falls, que e uma das mais altas do Canada e que esta no meio de um vale bem bonito, ladeado por montanhas altas e algumas com glaciais - e o friozinho correspondente!
De lá passamos pela Natural Bridge, que e mais uma curiosidade a caminho do belo Emerald Lake. Águas cor de esmeralda e muitos turistas fazendo a caminhada ao redor do mesmo, que tem uma parte bem aberta de onde se vê o glacial de onde vem as suas águas e de outro uma bem bonita floresta de altos cedros. Alias, a altura dos cedros e pinus nos impressionaram em toda a região das Rochosas,  pois sao de quarenta a cinqüenta metros de altura em arvores bem copadas.
Nos instalamos na cidade de Golden, que e pequena e bem montada e base das grandes madereiras que atuam na região e com uma estação de ski bem organizada e portanto com alguns hotéis, lojas e supermercados. Foi la que fomos visitar um centro que esta criando um Grizly Bear, que foi encontrado ainda filhote e abandonado e nos impressionamos com o seu enorme tamanho e velocidade de deslocamento. Andamos ao lado dele, separados convenientemente por uma enorme cerca elétrica, enquanto o ranger ia nos explicando o comportamento do urso. Muito legal.
Golden e também bem próxima do rafting no famoso Kicking Horse River. Naturalmente que fomos enfrentar as corredeiras do poderoso rio e suas águas geladas a menos de dez graus. Na hora do check in, a atendente perguntou nossa nacionalidade e quando falamos que éramos do Brasil ela já anotou que precisávamos roupas especiais pois "brasileiros não gostam de água tão fria". Com tanta roupa especial e loucos por uma remadinha, nos habilitamos por ir na frente, mas depois de umas cinco ondas que nos encharcaram ate a alma, pedimos para trocar com uns escoceses que estavam na parte de traz.....e curtimos o resto do rio com suas muitas ondas e grande volume de água!!! Saindo do rafting fomos fazer uma caminhadinha para ver a Wapta Falls, do mesmo rio. Nela da para ter uma boa dimensão do volume de água do Kicking Horse River.
Fomos ao Glacier National Park, que faz parte das Columbia Mountains e nao das Rocky Mountains (essa diferenciacao e importante para eles!!!) e que e uma concentração de mais de 400 glaciais de todos os tamanhos, desafiando o livreto que falava que lá e a região que mais chove do Canada. Dia bonito e lá fomos nos. E chegamos lá com tempo bom...que durou bem pouco...impressionante a velocidade da mudança de tempo....mas sempre equipados com a nossas capuchas e muitos casacos, conseguimos nos aproximar e ver o enorme Illecillewaet Glacier, que foi um sucesso de turismo quando a estrada de ferro passou por aqui. Bem, não da bem para saber o porque do sucesso, já que há cem anos atraz tinha muito mais glaciais acessíveis e interessantes mundo afora, mas e como eles vendem o local! Não precisamos nem dizer que assim que descemos a serra de volta a Golden, o tempo abriu um majestoso e gostoso sol!
Daqui seguimos para o Jasper National Park.
Ate lá,
Zeco e Veva

Nenhum comentário:

Postar um comentário