segunda-feira, 1 de julho de 2013

Canada - Waterton Lakes National Park - Agosto/Setembro2012

Oi turma
Na seqüência de visitar os Parques Nacionais ao longo das Rocky Mountains, seguimos para o pequeno mas muuuuuito bonito Waterton Lakes National Park, ao Sul de Calgary e na fronteira com os EUA. Vale dizer que do outro lado da fronteira e o famoso Glacier National Park americano, que não fomos visitar e só aproveitamos as belas paisagens de suas formações e seus glaciais do lado de ca da fronteira.
Saímos de Calgary com a meta de dormir no meio do caminho para ir conhecendo as cidades históricas do pedaço. A medida que íamos ao sul, fomos vendo que sao pouquíssimas as atracões históricas a serem visitadas e o que aprendemos foi que nelas houveram fatos que fazem parte da historia canadense mas que não tem nada de especial a ser visto! Assim a viagem foi mais rápida, com parada em Forte Macleod, onde esta uma bem restaurada estrutura de um forte construído em 1874, que fazia o controle de comercio ilegal de whisky e de peles e criação de gado, tendo sido um dos primeiros postos avançados da Real Policia Montada Canadense. A cidade em si e pequena, mas a visita ao forte vale bem a parada. Visitamos também uma área onde preservam um pequeno grupo de Bisões Americanos, que só não foram extintos por conta de iniciativas de proteção - e um bichao grande que os índios caçavam para se alimentar e aproveitar o couro para roupas e cabanas. Com a vinda dos europeus, houve um enorme incremento na exploração de venda de peles que quase extinguiu a espécie.
Todo o percurso de Calgary ate o parque passa pelas pradarias da região, ocupadas por extensas plantações de canola e feno - impressionante a quantidade de enormes rolos de feno que nos vimos em toda viagem! E fica tudo dourado! Outra curiosidade sao as moinho de vento para geração de energia, que da o toque de modernidade a região!
Como nos não dominamos muito a agenda de feriados do Canada, só nos demos conta de que escolhemos para ir ao parque no final de semana que e um dos mais importantes do pais e e o encerramento das ferias escolares e a data oficial de fim de verão - 1 de setembro- e todos os hotéis do parque estavam lotados! Conseguimos um hotelzinho na cidadezinha mais próxima, Pincher Creek, e lá fomos nos aproveitar Waterton.
Waterton Lakes e muito diferente dos outros parques que estão no eixo das Rocky Mountais. E onde as infindáveis pradarias canadenses se encontram com as montanhas e tem inúmeros lagos de vários tamanhos e cores, alem de excelentes trilhas, com visuais espetaculares, e tem ate um pequeno canyon cuja as rochas sao vermelhas. Foi na área do parque que perfuraram o primeiro poço de petróleo comercialmente exploravel do oeste do Canada, mas que esta desativado.
Nos quatro dias que ficamos por lá, visitamos a maioria dos pontos turísticos. A vila de Waterton e muito simpática e bem organizada, com bom supermercado, bons restaurantes e totalmente focada no turismo, principalmente de verão - e neste que estivemos lá, e o ultimo e mais movimentado e, após ele, muitos estabelecimentos fecham e só reabrem no próximo verão! Visitamos o The Prince of Wales Hotel, da rede Fairmont, que tem uma posição privilegiada com bela vista dos lagos (construído em 1927!), fomos caminhar dentro do Red Rock Canyon, que e uma diversão para a garotada( e para nos também!) e formado de rocha vermelha, fizemos a espetacular trilha Carthew-Alderson, que esta na lista das mais belas trilhas da América do Norte, com visuais te tirar o folego das Rochosas e dos glaciais e lagos de cor turquesa por todos os quase vinte quilômetros de trilha - 8 horas de caminhada com lufadas de vento de ate 60 km/hora - e fizemos também a trilha ate Bertha Lake, que e um subidao sem parar pela floresta de cedros de mais de 50 metros de altura e que no caminho tem belas cachoeiras. Curtimos bastante o visual de todo parque, aproveitando os vários locais para picnics.
Vale comentar que na vila tinha uma excelente estrutura para receber campervans e camping, com quiosques cobertos espalhados por toda enorme área destinada aos visitantes equipadas com churrasqueiras e mesas e, naturalmente, banheiros limpos e completos! Como estamos longe dessa realidade, no Brasil!
Resolvemos voltar a Calgary por caminho diferente da vinda e fomos parar na cidade de Cardston, que não e mencionada nos guias turísticos do Canada. Uma injustiça, pois lá tem o Remington Alberta Carriage Center, que e a melhor coleção de carruagens antigas que já visitamos mundo afora. E sensacional e super bem montada! Entre as mais de 270 carruagens do século 19 e 20, tem um museu com a seleção das mais significativas e, em outro enorme galpão, tem inúmeras outras dispostas em dois andares. Ainda organizam passeios diários em carruagens antigas. Adoramos a surpresa!
Dali seguimos para o aeroporto de Calgary, rumo a Vancouver, nossa base para explorar a British Columbia nos próximos três meses.
Ate a próxima
Zeco e Veva

Nenhum comentário:

Postar um comentário