segunda-feira, 1 de julho de 2013

Austria Tirol - Junho2012

Oi turma
O planejamento da viagem para fazer trilhas no Tirol começou em final de 2009 com o Luis Eduardo e a Vera Lucia. Na época comentei com o Luis que iríamos para o Tirol e ele prontamente disse : "Nos também iremos, só que tem que ser em 2012! ", o que concordamos e nos organizamos para essa semana de caminhadas no Tirol. Tudo marcado e com a entrada no grupo do Fernandinho Fernandes e o Fabio e a Helena (com quem já havíamos pedalado e passeado pela Provence e Suica). Porém soubemos da triste noticia do falecimento do Tio Eduardo, pai da Vera Lucia. Com isso Luis Eduardo e Vera anteciparam a a volta para o Brasil e sentimos muito não ter os queridos amigos juntos nessa tão planejada semana no Tirol.
A primeira aventura foi encontrar o Fernandinho na estação de trem de Innsbruck, já que nossos trens chegariam praticamente no mesmo horário - ele vindo de Viena e nos de Lucerna. Naturalmente que o trem suíço não atrasou nem um segundo e o austríaco 15 minutos!!! Mas deu tudo certo! Fizemos rápida visita a cidade e seguimos para Fugen onde ficamos muito bem instalados em ótimos apartamentos, muito bem equipados e com terraço e vista de dar vontade de não sair!
Primeiro dia fomos a Peristau e andamos a beira do lago Achensee com tempo alternando em quase bom e meio chuvoso mas ótimo visual, ate o restaurante na beira do lago, onde almoçamos e aguardamos o barco que faz cruzeiros turísticos pelo lago passar e nos devolver a vila. Praticamente corremos ate a gôndola onde pegamos a ultima viagem para o topo da montanha com a condição de voltarmos a pe. Topamos e fizemos uma boa descida com bons visuias e emocao pela trilha estreita e úmida! Final de dia coroado com boa comida austríaca e cerveja local em um restaurante em Peristau!
Segundo dia o tempo piorou e fomos visitar o que achávamos que era um enorme show room da Swarovski mas foi um enorme engodo! Difícil ver algo tão ruim! E ruim demais!
Nos próximos dias o tempo melhorou e deu para fazer ótimas caminhadas em Mayrhofen - caminhada não muito longa mas estava muuuito frio no alto da montanha e um pouco chuvoso no final - em Fugen , que fica logo acima do apartamento que estávamos e que foi muito bonito - uma semana mais tarde , Veva e eu voltamos para Fugen e fizemos a trilha completa ate o animado restaurante a 2.200 metros de altura, com ótimo tempo e calor e muito menos gelo na trilha e algumas melhorias já esperando o fluxo de visitantes e famílias com crianças - e Hintertux, que e a única pista de ski da Europa que fica aberta 365 dias do ano e que tem visuais espetaculares dos Alpes e das Dolomitas. As trilhas eram no altos das montanhas, sempre subindo as montanhas em cable cars e aproveitando para explorar as inúmeras e muito bem marcadas trilhas. Ainda fizemos umas descidas em  uma espécie de carrinho que despencava montanha a baixo em alta velocidade , que foi muito divertido.
Ficando uma semana em um lugar e possível começar a viver e aproveitar a vida do local. Com isso fomos assistir apresentação da orquestra local, só de voluntários e praticamente só com instrumentos de sopro, muito bacana e com platéia lotada. Nem tudo e maravilha...fomos assistir também um show típico e era típico demais...só os locais achavam graça! Tinha ainda as piscinas publicas, com água quente e as muitas saunas aproveitadas pelo Fernando. As historias que ele contava das saunas eram muito divertidas, já que fazia avaliação detalhada do publico presente. Melhor ainda era reconhecer os e as participantes das saunas nos restaurantes que íamos todos jantar - vale comentar que nas saunas austríacas todos ficam pelados e as saunas sao sempre mistas!!!!
Fabio e Helena anteciparam a ida deles para a Grécia em um dia e assim, depois que os deixamos na estação de trem, fomos fazer um ótimo passeio de Bike ate Rattenberg, cidade antiga no vale do rio Inn com direito a castelo , igrejas e casas antigas,  cruzando o vale de Zillertal , que estava com uma atividade frenética devido estarem em tempo da primeira das tres colheitas de feno do ano. 35 km praticamente no plano em que Fernandinho e Veva foram agraciados com confortáveis bikes elétricas - o Fernandinho saiu pensando em adotar uma dessas para seus deslocamentos em Sao Paulo!
Decidimos estender nossa estadia na região por mais dois dias. Assim deixamos o Fernando na estação de trem para começar o retorno ao Brasil e seguimos para Innsbruck para trocar de carro - não precisávamos mais de um carro tão grande! Aproveitamos para fazer uma belíssima caminhada em Innsbruck, subindo uns setecentos metros ate um animado restaurante de montanha muito freqüentado por bikers e hikers. De admirar tantos chegarem lá, já que era bem inclinado....ou seja, não e para o nosso nível de bike!
No ultimo dia fomos fazer uma caminhada por um canyon, muito utilizado para caminhadas pela turma local e chegando ate um restaurante. Segunda-feira e o restaurante estava...cheio! Incrível como os locais aproveitam a região. E mais! Ao longo da caminhada, nos locais em que era possível ficar a beira do rio, famílias e casais aproveitavam o dia quente para um bom banho de rio! Que inveja!
Aqui vão curiosidades da Austria : cachorro tem que usar cinto de segurança nos automóveis; para executar qualquer atividade, inclusive caixa de supermercado, tem que fazer curso preparatório técnico e o que para nos no Brasil e o colegial, na Austria e obrigatório curso técnico e só segue para Universidade se tiver boas notas.
O Tirol e em especial a região do Zillertal sao muito especiais e e uma das regiões mais agradáveis e bonitas que já passamos. E aproveita-la com os bons amigos Fabio, Helena e Fernandinho fez a estadia ser inesquecível. O visual do nosso apartamento com o arco-íris de despedida será sempre uma boa lembrança. Voltaremos mais vezes para lá!
Ate a próxima
Zeco e Veva

Nenhum comentário:

Postar um comentário