quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Viajando pela Europa - Holanda, Alemanha e Rep. Checa

Oi turma
Como estaremos passeando pela Europa, visitando destinos super turísticos, nossos relatos serão focados nas curiosidades e alguns locais que  achamos serem pouco visitados pela brasileirada.
Começando por Amsterdan, onde tem muito muito muito turista, destacamos o passeio feito com o Mario pelos canais da cidade em um barquinho movido a motor elétrico, que quando você aluga recebe um mapa dos canais e o número do telefone do locador para te socorrer caso se perca, tendo como piloteiro e guia o próprio Mario, que com todo conhecimento da cidade nos levou para ver os principais prédios, as casas típicas - muitas inclinadas para os lados ou para a frente por problemas de fundacoes e por serem apoiadas umas nas outras - com direito a uma chuvinha no percurso que fez com que nos abrigássemos em baixo das pontes.
Claro que visitamos os ótimos museus Van Gogh e  Rembrandt e o famoso distrito da luz vermelha, onde tudo indicava que ali não tinha recessão! Visitamos também bairros um pouco fora da área turística e observamos que os canais tem vida da própria cidade e as pessoas tem seus próprios barcos e passeiam no final de tarde com famílias e amigos.
Seguimos para Berlim, a cidade pragmática e estruturada aos moldes alemães, sem muito charme por ser tudo novo e funcional, mas o que realmente nos impressionou foi o surpreendente museu Pergamon e as suas três salas principais, sendo a primeira com a enorme sala do altar de Pergamon, a segunda com o portal de entrada do mercado da cidade romana de Mileto e a terceira com o monumental portal de entrada do Palácio Real da Babilônia, do ano 640AC. Sensacional! Não conseguimos assistir a Filarmônica de Berlim porque estava de ferias! Em Berlim tinha só muito turista!
Próxima parada, Dresden,  com sua Old Town muito bem mantida, mas se destacando o conjunto palaciano, com o prédio residencial, que atualmente e um bem montado museu, o belissimo palácio de recepcoes e a Opera(que estava fechada e em ferias!). Cidade pequena e bem preparada para receber turistas. Valeu a parada!
Chegamos em Praga onde também nos deparamos com muito muito muito turistas! Cumprimos todo o roteiro turístico e mais o muito curioso e divertido show Image no Black Theatre - e uma performance que mescla bale e teatro cômico, com efeitos de luz muito legais. E, finalmente, o verão chegou! Temperatura de 30 graus e céu azul ajudando nas fotos.
Próximas a Praga há duas cidades listadas pela UNESCO World Heritage que valem muita a visita : Kutna Hora e Cesky Krumlov.
Kutna Hora tem uma enorme catedral e mais duas belas igrejas mas o que realmente e diferente e único e o Ossuario, que e uma capela construída em cima de um antigo cemitério que foi intensamente procurado no século 13 e 14, por ter em seu solo terra de Jerusalém, trazida por ocasião das cruzadas. Quando resolveram construir uma capela no local do cemitério, já no século 17, resolveram aproveitar os ossos dos mais de 3.000 túmulos para enfeita-la. Assim, os candelabros são feitos de cabeças e fêmures, o brasão do chefão religioso, as cruzes, os enfeires e guirlandas e 4 pirâmides de ossos e caveiras fazem dessa capela Ossuario uma visita imperdível! Vale contar que nessa cidade quase ninguém falava inglês e tampouco entendiam mímica, o que fazia difícil a nossa comunicação com os locais, uma surpresa considerando ser uma cidade que quer atrair turistas que não falam Checo!
Cesky Krumlov, dica do Felipe, e uma gracinha de cidade com seus prédios antigos e bem recuperados e mantidos e com um impressionante palácio com decoracao e pintura externa renascentista, cuja a família proprietária por 300 anos só perdia em importância para o rei (foram desapropriados pelo governo comunista em 1947). A cidade e cortada por um rio e uma das principais diversões e descer o rio de barco - o gerente da empresa que nos alugou o barco contou que no segundo final de semana de julho, pico de movimento, passaram 320 barcos em uma hora pelo canal  corredeira principal e que seguramente mais de 1000 barcos descem o rio em dias quentes durante todo o verão. Nos também fizemos a descida e nos divertimos com as descidas das corredeiras artificiais, com direito a parada para nos deliciarmos com salsicha e cerveja em um dos vários bares a beira rio. Aproveitamos o calorao como manda o figurino local - no rio!
Gostamos muito da Republica Checa - Praga, Kutna Hora e Cesky Krumlov.
Estamos fazendo as viagens de trem, sempre pontualissimos, e de ônibus, nem sempre pontuais, assim como utilizamos os transportes públicos das cidades, sempre eficientes e bem estruturados,o que facilitam bastante a viagem.
Como curiosidade e novidade, o grande volume de turistas italianos e asiáticos nessa parte da viagem nos surpreedeu. São as famosas ferias européias e asiáticas em que as famílias inteiras saem em viagem, sendo comum ver três gerações viajando juntos.
Daqui seguimos para Áustria.
Ate lá
Zeco e Veva

Nenhum comentário:

Postar um comentário