quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Suecia

Oi turma
Continuandonossa viagem pelos países nórdicos, seguimos para a Suécia. A melhor e maispratica forma de ir da Dinamarca para a Suécia e fazer a travessia deCopenhagen para Malmo, terceira maior cidade da Suécia e importante porto. Essatravessia e feita por uma longa ponte e nos a fizemos de trem, já que os paísesnórdicos tem uma estrutura de transporte publico integrada.
Em Malmo,que e uma cidade antiga e que tem uma praça com casas medievais restauradas e atualmenteutilizadas como lojas de design ou bares e restaurantes, teve também a antigaárea portuária recuperada e foi foco de novos empreendimentos imobiliários. Oponto central dessa modernização e o mais alto prédio da Suécia(190 metros) econhecido mundialmente por sua arquitetura peculiar por ter uma rotação entre abase e o topo de 90 graus – o nome dele e Turning Torso e realmente impressionae se destaca mesmo nessa área moderna, onde há grandes estufas de vidro comjardins e arvores entre os prédios residenciais também com arquiteturasinovadoras.
Alem dasmuitas praças e parques de diversões, a cidade tem também um forte antigo bemsem graça, que foi utilizado como cadeia ate pouco tempo. Uma curiosidade foitropeçar com a colorida loja de underware do famoso ex-tenista Bjorn Borg.Outra curiosidade e que o sul da Suécia, conhecida como Skane (Scania), eraparte da Dinamarca ate 1658 e ate hoje há um movimento que entende que deveriaser independente – tem ate bandeira própria!!!
Seguimospara Kalmar de trem e, para nossa surpresa, era feriado e dia de celebração deCorpus Christi e o trem estava lotado. Um grande grupo de hikers dinamarquesesestava indo para um point de trekking no sul da Suécia e tivemos oportunidadede obter informações sobre onde seriam bons locais para caminhadas na Suécia e Finlândiaem Junho. Boas dicas!!
Kalmar queteve seu momento histórico mais importante em 1397, quando foi o centro daunião em um único pais da Suécia, Noruega e Dinamarca...durou pouco. Dequalquer forma, o forte e o seu palácio estão la para contar historia e sãoreconhecidos como o mais antigo e bem conservado da Suécia – o interior ainda mantéma decoração conforme relatos da época sendo bem curiosas a mesa do banquete emque embaixadores visitantes alemães foram convidados a assistir o rei e famíliadegustando as iguarias e fizeram um relato detalhado (provavelmente com muitaágua na boca!!) e a sala privativa do rei com os painéis de paredes superdecorados e pintados. Há também uma enorme catedral na praça central. Mas paranos o ponto alto de Kalmar foi a visita ao museu onde estão os objetosrecuperados de um galeão sueco Kronam, que naufragou em 1676 – tesouros commilhares de moedas de ouro, prata e bronze, vestimentas, todo tipo de materialque estava embarcado tais como utensílios de alimentação tanto dos oficiaiscomo dos tripulantes, farmácia, baú com especiarias, mobiliário, algumas pecasque enfeitavam as laterais do galeão e diversos canhoes. Muuuito legal e muitobem apresentada a seleção dos mais de 1.500 itens recuperados do fundo do mar.
De Kalmarseguimos para Estocolmo de trem (e o trem pifou e perdemos a conexão – mas aempresa agiu rápido e nos encaixou no próximo trem possível com direito aupgrade).
Estocolmo euma cidade que esta distribuída em muitas ilhas, o que faz um visual único ebem bonito. O ponto central e a Old Town, onde estão o Palácio Real(com osbelos aposentos reais e a sala do tesouro e as belas coroas reais), a catedralreal e a histórica estatua de São Jorge salvando a princesa do dragão, algunsmuseus e a cidade antiga propriamente dita, com sua casas e ruelas recheadas deturistas. Muitos turistas. E tempo bom e calor!!!
Visitamos aigreja de Riddarholmen, onde estão as interessantes tumbas reais supertrabalhadas, estivemos no Town Hall onde e realizado o banquete anual deentrega do premio Nobel,  fomos aoScansen Open Air Museum que tem como objetivo mostrar como era a vidaantigamente em diversas áreas da Suécia(legal porque tem casas de fazendas de1350 e igrejas de 1500 que foram trazidas de áreas remotas e estão muito bemconservadas, alem de ter sido montado uma vila do século 18 com diversas lojasque fazem demonstração de como eram fabricados os produtos na época – e comofomos num dia de semana, estava lotado de escolas com professores orientandoalunos em trabalhos escolares. Fomos também ao palácio Drottningholm que e aresidência oficial real e que dos salões abertos a visitação o que mais sedestacou foi a biblioteca e ao surpreendente Vasa Museum, que e onde estaexposto um galeão que foi construído em 1628 e afundou logo na primeira viageme ainda na área do porto (ficou 330 anos afundado, foi retirado inteiro dofundo do mar em 1961 e foi restaurado com mais de 95% das pecas originais).
Para fecharnossa estadia em Estocolmo, pegamos a celebração do National Day com direito aassistir a família real desfilando em carruagens pela área central da cidade eas praças lotadas de gente aproveitando o sol e o calor de 25 graus – osparques são as praias dos suecos!!
Um aspectona vida sueca que chamou atenção foi a grande quantidade de crianças! Temcarrinho de bebe para todo lado! Tentamos saber se havia algum incentivo paraesse novo baby boomer, mas parece que a única alteração legal e de que os pais tambémpassaram a ter licença maternidade (ou paternidade?!?!?).  Outros destaques foram a alegria dos jovenscom seus cabelos coloridos e muito piercings e as comemorações de formatura dehigh school, desfilando em caminhões abertos pela cidade, as múltiplas origensde pessoas(africanos, indianos, turcos, árabes, etc),  a constatação que a limpeza não e impecável –as pessoas jogam lixo no chão e la fica!!!! – e que há muitos catadores de lixovasculhando os lixos das cidades atrás de garrafas de plástico e latinhas de alumínio(afinal o mar não esta para peixe!!)!!
Essapublicação esta sendo escrita enquanto estamos fazendo a travessia de Estocolmoa Turku, na Finlândia. O percurso do ferry pelo arquipélago com aproximadamente24.000 ilhas e muito bonito e, curiosamente, boa parte das ilhas e habitada.Outra curiosidade e o próprio ferry, com bares, restaurantes com show ao vivo,cinema, loja Duty Free, discoteca e cassino, alem de centenas de cabines paraquem quiser ir dormindo ou com mais privacidade.
Ate apróxima
Zeco e Veva

Nenhum comentário:

Postar um comentário