quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Noruega - Fiordes, Bergen e Oslo

Oi turma
A Noruega e um pais com apena 3% de área arável. O restante foi moldada por glaciais que rechearam o pais de fiordes, altas montanhas e muitos lagos e rios. Isto aliado a reduzida população do pais, que e de 5 milhões, proporciona um conjunto com uma das paisagens mais bonitas do mundo. A região oeste (mais para o sul principalmente), e onde o visual e mais premiado.
Saímos de Oslo planejando fazer a rota turística rumo aos fiordes, que passa por enormes lagos e montanhas, mas o tempo não ajudou. Especialmente na região das montanhas baixou uma cerração que não dava para ver o carro da frente - quando tinha um!
Assim, no pe da serra, páramos em Eidfjord para dormir.  Ótima escolha. O hotel ficava bem no final do fiorde com visual maravilhoso. Na recepção ofereceram quarto com vista para o fiorde mas optamos pelo de traz, mais barato...e no dia seguinte vimos que a decisão foi acertada já que tinha parado um enorme navio de passageiros que tapava todo o visual do hotel!
Navio a parte, alugamos umas bikes para pedalar ao longo do Eidfjord e subimos o vale ate o primeiro lago. Sensacional pedalar ladeado pelas enormes paredes de pedra, com ate 1000 metros de altura e seguindo um dos muitos rios que descem das montanhas.
Só para relembrar, fiorde e um estreito braço de mar ladeado por altas montanhas escarpadas.
Revigorados pelas belíssimas paisagens seguimos para Voss, onde fomos nos reencontrar com o Felipe e o nosso amigo Marcinho. Optamos por fazer a travessia de ferry de Kinsarvik no Oddafjord, passando por Utne e chegando em Kvanndal no Hardangerfjord. Visual dos fiordes que fomos cruzando eram de encher a vista e a cidadezinha de Utne, que o ferry da uma parada, era um brinco.
Chegamos em Voss a tarde e após nos instalarmos fomos ver como estava evoluindo a famosa Ekstremsportveko , que e uma famosa semana de competições dos chamados esportes radicais. Enquanto esperavamos o Felipe e o Marcinho, ficamos assistindo o show de skydive que fechava as atividades do dia. Impressionante a habilidade dos loucos!
Vale comentar que Voss fica a beira de um enorme lago com propriedades rurais a sua volta e cercado por montanhas ainda com neve no topo. Visual muito bonito e, por ser região de pouco vento e águas muito límpidas, as paisagens se refletem na água com uma nitidez surprendente.
Bom reencontrar o Felipe e ouvir as historias de sua viagem após a nossa separação na Grécia. Dois meses conhecendo novos destinos e nos trazendo idéias para mais locais para visitarmos.
Fomos acompanhar as provas de kayak em que o Marcinho estava participando como o único representante do Brasil no evento. Foi muito legal ver uma competição com os melhores kayakers do mundo todo despencando as muitas corredeiras e cachoeiras( uma de sete metros) e ver o nosso amigo ficar em decimo de 62 participantes.
Dia seguinte, tempo maravilhoso, fomos fazer uma expedição de seakayaking no Naeroyfjord (Unesco world heritage). A viagem de ida para o fiorde por uma estradinha histórica passando pelo antigo hotel da família real já valeu o passeio pelo visual. Ainda vimos um grupo de Base Jumping, que sao aqueles loucos que pulam de pedras altas e apos alguns segundos abrem o paragliding para uma aterrissagem segura! O remo então foi espetacular. Foram cinco horas de remo pelo fiorde mais bonito e consagrado da Noruega, com parada em uma praia deserta para um churrascao... Eta água gelada! Também do alto das montanhas atras da praia vinha um riozinho diretamente dos campos nevados!
Deixamos o Felipe em Voss, já que tinha a grande festa de encerramento da semana de competições - com direito a assistir um espetacular show de Skydiving com dezenas de paragliders fazendo manobras incríveis - seguimos para Bergen, no litoral Oeste.
Bergen e uma cidade bonitinha, com um quarteirão histórico composto de diversos casarões que serviam de deposito portuário e agora estão transformados em lojas e restaurantes sem perder as características antigas. Tem também um famoso mercado de peixe, onde arriscamos comer um salmão e camarões, especialidades locais...mas de gosto estranho para o nosso paladar...acho que e muito turístico demais!!!
De Bergen seguimos para Flam, cidade litorânea no final do Aurlandsfjord, passando por Voss para pegar o Felipe, que voltou a viajar conosco. Chegando em Flam arranjamos um hotel para ficar e fizemos o obrigatório e belíssimo passeio de trem ate Mirdal, no alto da serra há mais de mil metros de altura e já ladeando alguns campos de gelo e neve e algumas cachoeirras espetaculares - em uma delas o trem faz ate uma parada para que todos desçam e tirem fotos. Em Mirdal alugamos bikes e descemos a serra em um longo downhill de mais de duas horas - ainda bem que escurrecia só depois das 23 hs! Foi um verdadeiro mergulho no fiorde, passando por diversas cachoeiras engrossadas pelas ultimas chuvas e pelo degelo - imperdível este programa!
Na manha seguinte fizemos o espetacular passeio de ferry pelos fiordes Aurlandsfjord e Naeroyfjord, ambos braços do mais longo fiorde da Noruega, o Sognefjord. Esse foi o mais bonito passeio que fizemos pelos fiordes e e realmente merecido o título da UNESCO de World Heritage.
Seguimos para Geilo, que e uma grande estação de ski no caminho para Oslo, passando pela maior cachoeira da Noruega, com 180 metros de altura. Como não e estação de ski, foi fácil arranjar um bom hotel e fizemos uma boa caminhada subindo as montanhas.
Em Oslo nada nos entusiasmou muito, a não ser os interessantes barcos vikings do século 9 que foram utilizados para enterrar uma poderosa rainha e um rei Vikings. Alem dos enormes barcos havia carroças e trenos e muitos outros objetos que compunham cada sítio funerário. Muito legal.
A Noruega e um pais maravilhoso, abençoado por uma natureza muito especial. Mas e caro!
Enquanto estamos concluindo este texto, recebemos a triste noticia de um louco que matou quase 80 jovens por uma causa estúpida! Uma tristeza. A Noruega não merece este tipo de propaganda.
Daqui seguimos para Paris e Espanha, para passar ferias com o Marcos, Raquel e as nossas netinhas Júlia e Luiza. E o Felipe volta para o Brasil!
E muito bom viajar com os filhos!
Ate a próxima
Zeco e Veva

Nenhum comentário:

Postar um comentário