sábado, 28 de maio de 2011

Turquia - Istanbul

Oi turma
Chegamos na Turquia por Istanbul.
A primeira curiosidade e que o pais fica parte na Ásia e parte na Europa.  Isso quer dizer que ainda não saímos da Ásia!
Uma boa novidade e que nosso filho Felipe veio passar férias conosco nessa visita a Turquia.
Istanbul e uma cidade muito especial  com muitos pontos históricos, com o Estreito de Bosforo e o mar de Marmara enfeitando a paisagem e uma bem organizada estrutura turística, onde da para fazer tudo a pe, se deliciando com os ótimos Kebabs, frutas secas e deliciosos doces. E muito turco tentando vender seus produtos!!!!! Mas eles são muito alegres e gostam de uma brincadeira. Ainda mais porque continuamos sem comprar nada!!!!
Seguimos o roteiro básico de visita turística pela cidade, que não e pouco.
Nos maravilhamos com a antiga catedral Aya Sofia e seus mosaicos( que era católica e foi transformada em mesquita após a queda de Constatinopla, em 1453), com a grandeza das enormes mesquitas Azul e Suleymaniye (esta e a maior delas), com os belos mosaicos bizantinos da igreja Kariye(tambem conhecida com igreja de São Salvador de Chora e talvez os mais bonitos e bem conservados mosaicos, pois os mulçumanos haviam revestido as paredes com painéis de madeira e com isso não sofreram depredações), com a riqueza dos sultões que estão expostas no surpreendente Palácio Topkapi ( Ah as jóias!!!!Rubis, esmeraldas e diamantes do tamanho de bolas de pingpong!! Sem falar nos colares, brincos, braceletes e outros adereços), com os lustres de cristais e a infinidade de curiosidades e acabamentos do Palácio Dolmabhace e seu estilo europeu( no século 19 os sultões resolveram adotar o estilo europeu de palácio e construíram esse novo), o Grand Bazaar com seus 550 anos, o Spice Bazaar (pequeno e não menos curioso), a incrivelmente grande cisterna subterranea de Constatinopla, alem de outras mesquitas também antigas. Fechamos nossa visita no incrível Museu Arqueologico(ficamos la 3 horas e foi corrido!).
Fizemos o cruzeiro no Estreito de Bosforo e fomos assistir um show de danças típicas turcas, entre elas a dança do ventre(no restaurante colocavam a bandeira do pais dos seus ocupantes e no final tocaram Aquarela do Brasil para homenagear as 4 mesas de brasileiros! E como tem brasileiro na Turquia – depois de ter encontrado apenas um casal de brasileiros em 70 dias na Índia, aqui tropeçávamos com conterrâneos em cada esquina!).
Foram 5 dias muito intensos e gostosos mas com um tempo bem sem vergonha, com temperatura variando entre 6 e 10 graus e um dos dias bem chuvoso. Mas aproveitamos muito!!!
Daqui seguimos para Capadocia.
Ate la,
Zeco, Veva e Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário