sábado, 28 de maio de 2011

Turquia - Capadocia

Oi turma
A Capadocia e um destino imperdível!
Nos surpreendemos desde a chegada na cidade de Goreme, onde ficamos hospedados, com diversas Fairy Chimneys no meio da cidade. Nosso hotel era uma delas e nossos quartos eram caves bem confortáveis.
A grande curiosidade da região são as formações rochosas em formato de enormes cones que foram trabalhados por alguns milhões de anos pelos ventos e pela água e que os habitantes do local passaram a utilizar como moradia abrindo cavernas nas rochas. Há algum registro de que foram os Hititas há mais de 4.000 anos, que começaram a utilizar essa técnica.
A área como um todo tem algo em torno de 50 quilômetros quadrados e tem vários vales. Em todos eles há diversas cavernas feitas pelos habitantes, seja para moradia, seja para construírem inacreditáveis igrejas – com colunas e altares e com muitos afrescos que estão resistindo ao tempo – e muitos nichos para coleta de ovos de pombas!!!
A região aumentou bastante de população nos séculos 1 e 2, com a vinda dos cristãos fugidos das perseguições dos romanos. 10 séculos depois, de novo os cristãos se refugiaram na região por ocasião das cruzadas – e dessa época os afrescos mais bem conservados. Com isso, a região parece ter mais igrejas e capelas que qualquer outra região que conhecemos. 
 Nos sete dias que ficamos la fizemos belas caminhadas e passeios de bike nos diversos vales : Cuvacim, Rose, Red, Pingeon, Love, Ilhara e outros menores ao redor da cidade. Visitamos o bem estruturado  Goreme Open Air Museum e suas igrejas, capelas e monastério bem conservados, o Zelve Open Air Museum que tem como curiosidade adicional um túnel que permite passar de um lado ao outro da montanha (alem das igrejas, capelas, refeitórios e tudo mais que era necessário para viver nessa área). Fomos visitar as cidades subterrâneas, que chegam a ter 8 andares e estima-se que moravam ate 10.000 pessoas nelas.
Fizemos um espetacular vôo de balão, com um dia premiado por belíssimo sol e sem nuvens. O visual  inacreditável e o piloto, muito hábil, fazia rasantes pelo meio das formações rochosas e pelas arvores que eram muuuuito legais.  Ao final, a tradicional champagne e diploma. Foi o mais bonito vôo de balão que já fizemos!!!
Alugamos um carro para conhecer os pontos mais afastados o que possibilitou também ver as extensas plantações de trigo e de batata, que e o que movimenta a região, alem do turismo.  Visitamos também um monastério em Mustafapassa que e todo em fairy chimneys e tem duas enormes igrejas e umas 30 a 40 chimneys de moradias bem conservadas e que e possível visita-las – algumas com 3 a 4 andares escadas internamente, com escada e tudo.  Fechamos com um bom almoço de domingo em Urgup, nos deliciando com a boa comida Turca.
De nossas experiências no local faltou contar a nossa ida ao Haman, que nada mais e que o famoso banho turco. A coisa tem mais ou menos a seguinte sequencia : você se embrulha em uma toalhinha e se dirige para a etapa de passar lama (ou algo parecido) no rosto, daí vai para a sauna seca e fica 30 minutos, passo seguinte e tomar uma chuveirada e deitar numa enorme peca de mármore aquecido ( e um octógono) onde você e lixado com uma luva áspera e depois e massageado com montes de espuma de sabão, depois chuveirada e piscina. Saimos de la com a impressão que tínhamos ido a um lava a jato de automóveis e que havíamos passado por um processo de polimento!!!! Mas a pele ficou um must!!!
Adoramos a Capadocia e daqui seguimos para Izmir, já no litoral do mar Egeu, onde continuaremos nossa aventura turca.
Ate la
Zeco, Veva e Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário