Oi turma
Nossa passagem pela Estônia foi rápida e focada na capital Tallin. Mas mesmo sendo curta a nossa temporada por la, fomos surpreendidos por uma cidade ativa e moderna, com prédios arquitetonicamente arrojados. Mas o que faz da cidade especial e a sua Old Town e como e mantido o equilíbrio entre o antigo e o moderno.
Chegamos em Tallin de ferry, vindos de Helsinki. 2 horas de viagem muito confortáveis, com bares, restaurante, lojas e um surpreendente e super equipado supermercado onde os produtos eram adquiridos por grande numero de passageiros em grandes quantidades, especialmente bebidas, por terem impostos baixos. E como tinha passageiro!!!
Era domingão e o dia estava bonito o que pareceu incentivar a ida dos finlandeses a Tallin para passar o dia. A cidade também recebe cruzeiros de navios que fazem os países do Báltico. Por conta disto a Old Town estava em festa, com seus bares e restaurantes com mesas nos calçadões e lotados.
A área histórica encanta logo a primeira vista, com suas construções de casas, armazéns, prédios públicos, enormes igrejas e as muito bem mantidas muralhas que contornam a cidade. Muitas construções são do século 13 a 16 e entre elas tem a curiosa farmácia que esta em operação desde 1422 no mesmo local.
Como a Estônia fez parte do império russo nos tempos dos Tsars, fomos visitar o palácio que Pedro o Grande fez para sua filha, Catarina I(hoje e um museu e como museus fecham as segundas-feiras, corremos para la a tempo de visitá-lo). Não e grandioso como os de São Petersburg mas e bem arrumado, com algumas pecas interessantes em seu interior(uma das fotografias apresenta o aquecedor de quarto combinando com os vasos de porcelana) e um jardim que devera ficar bonito quando brotarem as flores....como sempre, estamos um pouco adiantados para a estação. No mesmo grande parque onde fica o palácio esta a residência do presidente da Estônia e o belíssimo e arrojado KUMU Museu de Arte da Estônia, com uma construção em vidro/metal/pedra integrado ao jardim.
Voltamos para a Old Town e ficamos caminhando e curtindo as diversas atrações da cidade como subir no alto da torre da igreja e ter uma visão 360 graus, visitar o monastério dominicano do século 13, fazer o roteiro de visita das principais casas e acompanhar a muralha. No jantar uma surpresa ... tinha caipirinha no restaurante e com cachaça brasileira!!!!
Dia seguinte amanheceu chovendo e após começarmos a visita a cidade alta, onde ficam a igreja ortodoxa do século 13, o que restou do castelo e a sua torre, resolvemos fazer um programa diferente...shopping!!! Agora Dona Veva e a mais nova possuidora de um IPad2 e esta uma micreira das craques!!!
Depois desse investimento o tempo melhorou, a chuva passou e voltou raiar o sol e nos voltamos a cidade alta para concluir as visitas aos pontos turísticos da cidade.
Adoramos Tallin e recomendamos incluir em roteiro de que quem passar por S. Petersbug ou Helsinki ou qualquer dos países do Báltico. Cidade muito bem arrumada e preparada para receber turistas. Daqui seguimos para a Dinamarca.
Ate la
Zeco e Veva
Nenhum comentário:
Postar um comentário