Oi turma, ou mingalabar (ola em Myanmar)
Bagan e o maximo!!!
Poucos lugares impressionam tanto como Bagan, com seus mais de 4.500 templos em um espaço em que e possível praticamente vê-los do alto dos templos mais altos (7km x 9Km).
São templos de todos os tamanhos e construídos entre o ano 1.050 e 1.280, quando a cidade foi abandonada por medo da invasão dos mongóis ( o rei da época fez a besteira de provocar o poderoso Kublai Khan, neto de Gengis Khan, que na época dominava desde a China ate um pedaço da Europa).
Visitamos os mais bonitos e bem conservados, os mais altos, os mais venerados, os mais curiosos.
Haviam imagens de Buda de todo jeito : enormes e em pe e que a medida que nos aproximássemos ia mudando de feição de sorridente para serio; com dois Budas lado a lado, com um Buda na barriga. Nos afrescos, baixos-relevos (poucos) e nichos com imagens, representações da historia de Buda que estão sendo recuperados com ajuda técnica da Unesco – mas tem muito chão para ficar bom!!!!
Podemos citar diversos nomes de templos como Shwezigon (onde estava sendo comemorado o festival de lua cheia de novembro e os monges ficavam orando com uso de potentes altos falantes ate altas horas da noite), ou o belíssimo Ananda Patho, ou o Thatbynnyu Patho e assim por diante. Mas acreditamos que o visual e que mais vai representar a beleza do local.
Como comentei na ultima publicação, fizemos o trajeto de Mandalay – Bagan de barco, o que foi muito bom e agradável (saímos com o nascer do sol!!). Ficamos hospedados em um hotel na cidade Nyaung Y, que fica na entrada da Old Bagan (da janela do nosso quarto já víamos alguns templos) e que foi muito bom, especialmente no dia que dedicamos a fazer visitas aos templos de bicicleta.
Visitamos também uma vila de moradores locais e vimos como eles fazem óleo de amendoim, desde a colheita, secagem, torração e moagem (a Veva ajudou). As casas são construídas com bambus e o fechamento com cascas de um tipo de palmeira local. Bem interessante como são resistentes. Ate cadeiras são feitas desta folha de palmeira e são bem confortáveis.
Fomos assistir os famosos shows de marionetes, que em Myanmar e especialmente em Bagan, são uma tradição. A curiosidade são as historias e as musicas típicas que acompanham o show. Não casa uma coisa com outra. Bem divertido!!!
E fechamos nossa viagem por Myanmar assistindo os monges passarem na busca diária de doacoes e alimentos que os comerciantes e donos de diversos restaurantes fornecem sem pestanejar.
Adoramos Myanmar e recomendamos a todos como um destino imperdível.
Ate a próxima
Zeco e Veva
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário