quinta-feira, 17 de março de 2011

India - Kerala

Oi turma


Chegamos ao estado de Kerala, no sul da India.

Região super indicada por todos os turistas que fomos encontrando e trocando idéias sobre os nossos planos de viagens. Interessante pois sempre acrescentamos algo mais a conhecer com base nas entusiasmadas descrições que nos são apresentadas e vice-e-versa.

Nosso primeiro destino – Kochi ou Cochin ( interessante que diversas cidades tem 2 nomes e as vezes, ate 3 nomes diferentes).

Cochin foi um assentamento português que ocupou um estuário com diversas ilhas. Na parte mais antiga ainda resistem casarios antigos, um pedaço de 10 metros quadrados do que um dia foi o Forte Cochin e as igrejas católicas. A primeira igreja católica construída na India esta la – Igreja de São Francisco datada em 1503 – que também e lembrada por ter sido onde Vasco da Gama foi enterrado (Vasco da Gama chegou la pela primeira vez em 1498). Há registros também da passagem de Pedro Alvares Cabral, que foi quem levou os padres franciscanos para la em 1502.

Merecem destaque também a bela Basilica de Santa Cruz, que e datada de 1902 e tem um interior muito bonito e o Mattancherry Palace - que foi um presente do governo português ao chefão indu da época, para garantir os previlegios de exclusividade de comercio – com pinturas murais muito bonitas apresentando passagens das antigas lendas hindu e que estão sendo recuperadas com ajuda da Unesco .

Uma das atrações mais curiosas de Cochin são as enormes redes de pesca chinesas. Elas tem essa denominação pois foram implantadas pelos chineses no século 13 (Tempo do imperador Kubai Kan) e que funcionam ativamente ate hoje!!! Muito legal como eles as operam com apenas 4 pessoas.

O sucesso da região, naturalmente, era e e o comercio de especiarias. Porto muito ativo e dinâmico.

Vale destaque também para as inúmeras joalherias e lojas de sarees e roupas femininas com bastante colorido e brilhos e sempre com muitos compradores.

De Cochin seguimos para Alleppey (ou Allampuza), que tem um turismo muito bem explorado das backwaters. E uma região enorme de lagos que se interligam por uma infinidade de canais em cujas margens se alinham casas e pequenas vilas. As águas dos canais e lagos, que curiosamente estão acima do nível dos campos de arroz, são utilizados para regular o volume de água para as plantacoes, que se perdem no horizonte. Tem muita vida com igrejas (fomos visitar a de um beato católico que nasceu la), mesquitas e templos hindus , escolas e comercio.

Umgrande sucesso de turismo local são os cruzeiros nos canais das backwaters, que fez com que a cidade se auto denominasse como sendo a Veneza da India!!! De qualquer forma tem grandes barcos, que são houseboats ou com 1 ou 2 quartos, que fazem cruzeiros com pernoite e que são um sucesso local.

Nosso hotel era um resort a beira do maior lago e la o Zecao fez a estréia de massagem ayurvedica (nossa, quanto óleo!!!!!!!) e a primeira aula de yoga (realmente relaxante – acho que dormi!!!). Assim vamos experimentando o que a India nos oferece.

A cidade de Alleppey fica na beira do mar e tem uma praia enorme que não e utilizada para banho. Os indianos tem costume de ir a praia apenas no final de tarde para namorar, pequenas caminhadas e ver o mar. De qualquer forma não se recomenda entrar nas águas pois tem correnteza e são poluídas!!!! Mas tem um movimento grande de barcos de pesca semi-artesanal, que com os seus coloridos dão um bom visual.

Nossa terceira parada em Kerala foi em Thekady (ou Kumily), onde esta o Lake Peryar Wildlife Reserve, Com muitos animais selvagens, como 40 tigres, uns 1000 elefantes e incontáveis Deers, porcos do mato, bisões, macacos e uma infinidade de pássaros. Vimos quase todos no passeio de barco que fizemos pela grande represa que fica dentro do parque ( represa construída pelos ingleses em 1985), menos os tigres.

A mata e muito bonita com arvores enormes e pra la de centenárias. Fizemos dois passeios na mata – um de manha com muitos pássaros e outro a noite, quando topamos com 2 grupos grandes de Deers e de porcos do mato e curtimos bastante os sons da noite.

Visitamos 2 Spice Gardens, que são um sucesso local e tem todo tipo de especiaria. Muito didático, vimos como se desenvolve cada uma delas – cardamone, pimenta, baunilha, cravo, insulina, estevia, canela, cacau............ café, banana, abacaxi e etc... Muito legal!!!

A Veva foi atraz de nova experiencia Ayurvedica e fez massagem que fica passando compressas com ervas alem dos óleos e adorou. Realmente saiu rejuvenescida.

Assim concluímos nossa experiência em Kerala. Realmente um destino imperdível e diferente do que se propala sobre a India. Muito bonita região e prazeirosa.

Ate a próxima

Zeco e Veva

Nenhum comentário:

Postar um comentário