terça-feira, 18 de maio de 2010

Brasil 001 - Parana Abril 2010


Ola turma
Aqui vamos nos para novas publicacoes do blog, relatando nossas viagens pelo Brasil.
A nossa escolha foi fazer um roteiro que passasse por Prudentopolis-PR e Urubici-SC, passando por Itarare-SP, Curitiba-PR (para visitar a afilhada Renata, em ferias no Brasil), Brusque-SC (para visitar a Regina e Juliano e família), Florianopolis-SC (para visitar os primos Pedro e a Kukas no otimo restaurante Acor na praia dos Açores), Urubici-SC e as parias do sul catarinense.

Em Itarare e região não tivemos sorte com o tempo e não foi possível rever as belas cachoeiras da região e os canyons da vizinha cidade de Senges-PR. Mas la aprendemos a primeira lição da boa cultura interiorana, quando perguntamos na recepção do hotel se as nuvens negras no horizonte representariam problemas para nossa vontade de passear pela cidade. Como resposta tivemos : Nao se preocupem....e chuva de uma nuvem so! - E assim saimos despreocupados e a chuva realmente foi breve!

Saindo de Itarare fizemos breve parada para conhecer a mansao dos Matarazzo(foto inicial) , que tinham uma grande industria textil em Jaguariaiva-PR. Atualmente as instalacoes da industria e ocupada por diversas empresas e pequenas manufaturas e a mansao esta sendo preparada para ser um museu.

De Itarare seguimos para Prudentopolis, no Parana, para conhecer algumas das mais belas e impressionantes cachoeiras da região Sul do Pais. A cidade fica no meio do caminho entre Curitiba e Foz do Iguacu. La não encontramos belas cachoeiras, como a do Rio Branco , como também uma forte influencia cultural Ucraniana. A bela igreja de São Josaphat e um marco importante da colonia e na qual tivemos a oportunidade de assistir a missa em língua ucraniana.




Outra experiência muito interessante e a qual recomendamos a todos foi participar de um banquete típico ucraniano. Sabores e temperos exclusivos a base de beterraba e batata, acompanhadas por carne de porco .... e uma refeição deliciosa!!


Para saber os nomes das iguarias, tem plaquinhas de identificação em cada prato!!!


Voltando as cachoeiras, fomos visitar a mais alta de toda a região, Salto São Francisco, com 196 metros de altura. dois caminhos para acessa-la. O primeiro saindo de Prudentopolis em um percurso de quase de 60 km (50 km de terra) - não foi muito recomendado pelos locais. O segundo, que foi o que fizemos, segue pela rodovia bem pavimentada ate quase Guarapuava uns 50 km e depois mais 40km em estrada vicinal (32km asfaltado). Quando estávamos quase chegando nos deparamos com um rio transbordante que cobria a estradinha de terra. Não dava para saber se era passavel. Voltamos 1 km, ate um sitio a beira da estrada e perguntamos ao morador como deveríamos proceder. Imediatamente ele se propôs a nos ajudar, entrou no carro e la fomos nos. Chegando na área inundada (não dava para ver ate onde ia pois era em uma curva), ele saiu do carro, arregaçou as calcas e foi andando pela estrada, mostrando que a agua estava pouco abaixo do joelho e orientando : Venham "degavarzinho" que oceis passam.....bem "degavarzinho" e sem tirar o do acelerador!!!! Foi o que fizemos....bem "degavarzinho"...passamos e incluimos no nosso vocabulário mais este termo paranaense.

A cachoeira e maravilhosa e, por conta das chuvas dos dias anteriores, estava com um volume de agua incrível e melhor que qualquer panfleto turístico da região...um premio.

De la fomos a Guarapuava, para tomar um lanche. E mais uma descoberta fantástica : eles fazem um doce delicioso que e um grande Sonho recheado com creme chantilly...ou melhor, um sanduiche de creme chantilly!!!!!!!poderiam ter ideia melhor e mais gostosa?!?!?!?!?

Voltando a Prudentopolis, fomos em buscas das demais cachoeiras. Ai nos tivemos contato com mais uma curiosidade local - as Linhas de Colonizacao : Os sitios se organizam ao longo da estrada e sao chamadas Linhas. Em uma dessas nos deparamos com esta bela igreja tipicamente Ucraniana, super bem cuidada.

Como estava sendo preparada para a celebracao da missa de domingo de Ramos, tivemos a oportunidade de conhecer o seu interior.

Muito arrumada, com pinturas elaboradas e seguindo a tradicao Ucraniana.

Os locais que estavam arrumando a igreja se sentiram muito prestigiados com nosso entusiasmo. Depois, conversando com um guia de turismo da cidade, soubemos que tivemos muita sorte de conhecer o interior da igreja e que ele nao a conhecia, pois a mesma abre apenas uma vez por semana, aos domingos.


Para fechar as visitas as cachoeiras, fomos ao mirante do Salto Sao Joao .

Nao conseguimos visitar todas as cachoeiras. Devido as fortes chuvas da noite, o acesso aos saltos Sao Sebastiao e Mlot assim como o Recanto Perehouski estavam tomados pelas aguas. Pena! Fica para a proxima visita. Mas saimos de Prudentopolis super recompensados pelas belezas locais e pela receptividade do povo local.


Seguimos para Curitiba, passando por Vila Velha. Passagem rapida para relembrar essas curiosas formacoes rochosas esculpidas pela agua e pelo vento(estivemos aqui com os meninos ha 20 anos).

Em Curitiba, jantamos com a Tata(minha afilhada internacional) e foi muito gostoso, pois tivemos oportunidade de conversar sem ter que dividir o tempo com mais ninguem....coisa rara na nossa familia!

Na proxima publicacao, continuacao da viagem - Santa Catarina,

Zeco e Veva